O cipó cravo, de nome científico Tynnanthus fasciculatus, é uma planta da família das Bignoniaceae, e é também popularmente conhecida como cipó-trindade. Encontrada principalmente nas matas dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, esta planta recebe este nome porque exala um aroma de cravo.
Trata-se de uma planta volúvel, de cor castanho-avermelhada e que prefere crescer em solos secos, arejados, sombreados e ricos em matéria orgânica. Os seus princípios ativos incluem alcaloides, taninos, eugenol, óleo essencial, tinantina e ácido tânico.
Assim como muitas outras plantas com propriedades medicinais, o cipó cravo é conhecido há séculos na medicina popular, sendo historicamente muito usado pelos caboclos e na perfumaria. Recentemente, foram realizados estudos de suas propriedades farmacológicas: pesquisadores do departamento de Psicobiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realizaram testes com camundongos e comprovaram o efeito analgésico deste arbusto.
Os princípios amargos presentes na planta aumentam as secreções digestivas e também foi verificado um efeito anti-helmíntico.
Confira a seguir as propriedades, os benefícios e as indicações de uso do chá de cipó cravo:
As propriedades medicinais
- Analgésico;
- Afrodisíaco;
- Digestivo;
- Estimulante;
- Antirreumática;
- Fortificante.
Os benefícios e as indicações de uso
Devido às suas propriedades, o cipó cravo é conhecido e indicado para aliviar azia, diarreia, má digestão, gases, sintomas da gastrite e outros problemas de estômago, atuando como um excelente analgésico. Além disso, esta planta também é famosa por ter efeito afrodisíaco e estimulante tanto em homens como em mulheres.
Como preparar o chá de cipó cravo?
Para usufruir dos benefícios proporcionados pelo cipó cravo, basta preparar o chá da erva, seguindo os seguintes procedimentos:
Adicione duas colheres de cipó cravo a um litro de água e deixe ferver por cerca de 10 minutos. A indicação de consumo é de 2 a 3 xícaras deste chá ao dia. Como afrodisíaco, recomenda-se tomar de 1 a 5 ml e no máximo três vezes ao dia.
Precauções
Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais para a utilização do cipó cravo, no entanto, deve-se ter sempre atenção com a quantidade ingerida, como qualquer outra planta. Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa e um especialista deve ser consultado antes do início de qualquer tratamento.
Fonte:http://beneficiosnaturais.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário