Propriedades e benefícios
A planta possui alguns benefícios quando usada para fins medicinais. O aroma da planta é derivado do óleo essencial anetol – também constituinte do anis -, além de outros componentes que o dão como característica o forte aroma. O manjericão é fonte de betacaroteno, cálcio, vitamina C, A e K, além de luteína, criptoxantina e xanthins.
Entre suas propriedades, estão sua ação como antiespasmódico, digestivo, vermífugo, antibacteriano, adstringente, cicatrizante, anti-inflamatório, desinfetante, diurético e estimulante do fígado. Pode ser usado ainda no alívio de inflamações dos brônquios, vertigens, insônias derivadas de nervosismo e ansiedade, depressão e perda de memória.
Como consumir?
O alimento é muito usado no preparo de pratos na culinária com suas folhas frescas. Além de ser usado em muitas receitas quentes e saladas, pode ser usado como condimento, em pratos de massa, omeletes, sopas, entre muitas outras formas. No entanto, para aproveitar seus benefícios, você pode ainda preparar o chá ou usar na forma de banho – com o mesmo chá, mas feito em proporções maiores.
Chá de manjericão
O chá de manjericão deve ser feito com a proporção de uma caneca de água para cada 10 folhas de manjericão. Leve a água ao fogo e ferva. Quando alcançar fervura, coloque a água sobre as folhas, tampe e deixe descansar por, aproximadamente, dez minutos. Coe e consuma em seguida.
Contraindicações e efeitos colaterais
Entre os efeitos colaterais encontramos reações alérgicas diagnosticadas em pessoas com predisposição para ter alergias. O consumo é contraindicado para mulheres gestantes, mulheres em fase de lactação e crianças com menos de 12 anos.
Fonte:http://beneficiosnaturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário