De nome científico Pterodon Pubescens Benth, a sucupira é uma árvore de porte médio, que alcança de 8 a 16 metros de altura. De tronco retorcido e com raízes profundas fincadas no solo, esta árvore ocorre no Cerrado e possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento da artrose e do reumatismo, aliviando as dores provocadas por estas doenças.
A planta medicinal é popularmente utilizada para combater inflamações e doenças como artrite, diabetes e câncer de próstata. Os povos indígenas costumavam fazer o uso da planta por meio de chás ou beberagens e, atualmente, apesar de o extrato ser vendido em cápsulas, o consumo através da infusão vem se popularizando cada vez mais.
Propriedades
Indicações de uso
O extrato retirado a partir das sementes e da casca da árvore produz um óleo muito usado como óleo aromático. Além disso, os óleos essenciais da planta também são utilizados para auxiliar no combate ao tumor de próstata. O extrato da semente de sucupira é indicado para pessoas que sofrem com dores ósseas, como problemas de coluna (hérnias de disco), bicos de papagaio, artrites, reumatismo e dores das articulações em geral. Na região centro-oeste, o chá preparado com a casca e o caule da árvore é utilizado para combater infecções ginecológicas.
Chá de semente de sucupira
Ingredientes:
– 12 sementes de sucupira;
– 3 litros de água;
Modo de preparo:
Soque as sementes em um pilão até que a seiva interna esteja à mostra. Em seguida, ferva a água, acrescente as sementes macetadas e deixe ferver por um minuto e meio e desligue o fogo. Tampe e deixe esfriar.
Posologia:
O chá de sucupira deve ser bebido ao longo do dia, sendo o ideal até um litro e meio, bebido aos poucos, de três em três horas e ingerindo água nos intervalos.
Fonte:http://beneficiosnaturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário