Os alimentos que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal são considerados termogênicos. É um adjetivo de termogênia, no entanto a palavra tornou-se sinônimo de “queimador” ou aquilo que queima. Devido a suas propriedades essa classe de alimentos queima o excesso de calorias acumuladas no corpo. É ampla a utilização desses alimentos em dietas para emagrecer e também entre os adeptos do fitness.
Saiba mais sobre as propriedades dos alimentos termogênicos e suas aplicações em dietas e na prática de exercícios físicos.
Para que servem os alimentos termogênicos
Os alimentos termogênicos ajudam a reduzir o índice glicêmico, são anti-inflamatórios e queimam calorias. Devido a todas essas características esses alimentos são recomendados como complemento alimentar em dietas emagrecedoras e também na prática de exercícios físicos que visam à tonificação dos músculos. O fato de fazer com que o metabolismo trabalhe mais rápido e de forma constante, gera ótimos resultados nas dietas que tem por meta reduzir o peso através da queima de gorduras.
Entretanto a simples ingestão desses alimentos não irá proporcionar a perda de peso, caso a pessoa continue consumindo mais e mais calorias, por isso a importância da dieta equilibrada e da prática regular de exercícios. Essa é a única forma de potencializar o gasto calórico e perder peso de maneira saudável.
Alimentos termogênicos para emagrecer
Existem duas classes distintas de alimentos termogênicos, os naturais e os industrializados. Natural como o próprio nome indica são aqueles encontrados na flora, já os industrializados utilizam em sua formulação os mesmos princípios ativos existentes nas plantas, e são comercializados em forma de cápsulas ou shakes. As plantas mais conhecidas e utilizadas e que possuem propriedades termogênicas são as seguintes: canela, gengibre, pimenta vermelha, café, abacaxi, chá de hibisco e chá verde.
Alguns tubérculos e a casca de algumas frutas, tais como o abacaxi e a laranja que também é rico em termogênicos, sendo encontrados para o consumo em natura ou em suplementos alimentares. Pessoas que sofrem de hipertensão, problemas gástricos, disfunção renal, crianças e gestantes devem consumir termogênicos somente com a orientação e o acompanhamento médico através de exames específicos.
Alimentos termogênicos para malhar
Os alimentos termogênicos para malhar podem ser consumidos in natura, ou seja, frutas, sucos e chás ou os industrializados. Indicados para queimar calorias antes, durante e após os exercícios. Sua ação aumenta o desempenho e o potencial físico, devido ao melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo. Ao ser ingerido antes da sessão de exercícios gera o aumento do metabolismo proporcionando elevada queima de calorias.
O resultado se traduz em perda de peso e ganho de massa muscular. Indicado a todos que querem o emagrecimento rápido e o físico forte e saudável, esses alimentos são ideais, já que proporcionam a queima da gordura, o fortalecimento dos músculos, e o aumento do poder de concentração.
Fonte:http://mundomulheres.com
Oi Janine. Muito interessante esse post. Vi que têm vários sobre saúde - é diferente pra alguém da sua idade ser inclinado a esses assuntos. Muito bom seu blog.
ResponderExcluirNavegando por um blog que faz parte do Agenda acabei conhecendo o seu...estou te seguindo.
Quando puder venha conhecer o meu que trata de religião, política e atualidades - espero que goste e que siga =)
Um grande abraço e fique com Deus.
http://ezequiel-domingues.blogspot.com.br/
@Ds83Ezequiel
Retribuindo sua visitinha ao meu cantinho, parabéns pelo blog, td mto lindo e recheado de dicas maravilhosas. Já estou seguindo, venho da agenda de blogs, bjs..
ResponderExcluir