Propriedades e benefícios
Rica em nutrientes necessários para a boa manutenção da saúde, a abóbora tem como ingredientes: a provitamina A, as vitaminas A, B e C, e os minerais ferro, cálcio, silicatos, fósforo, magnésio e cloro. A abobrinha e a abóbora são consideradas calmantes, diuréticas, refrescantes, emolientes, depurativas e fortificantes. Elas combatem doenças renais, hepáticas, intestinais, estomacais, pulmonares, vesiculares, cardíacas, sanguíneas e até enfermidades no baço e na bexiga. Casos dereumatismo, furúnculo, hemorroida, tumor, icterícia, gota, febre interna, úlcera e erupções na pele podem ser tratados com as propriedades contidas nesse alimento. As propriedades da abóbora também atuam na prevenção contra o câncer.
Todas as pessoas podem consumir a abóbora, independentemente da idade, cozida ou crua. Seusuco é um ótimo remédio para problemas renais, incluindo a pedra nos rins. Para os cabelos, a abóbora também serve, pois recupera os fios ressecados e ajuda a proteger contra os raios UV. Pessoas que sofrem com prisão de ventre devem comer a abóbora, afinal, suas propriedades atuam como um laxante natural suave que não irrita o intestino.
As sementes da abóbora
Quase sempre jogadas fora, as sementes da abóbora são bastante nutritivas. Elas têm muitas fibras e atuam como calmante natural, devido às altas doses de triptofano (substância que atua como neurotransmissor sobre o humor da pessoa). Essas sementes podem ser consumidas como petisco e também em receitas de pães, bolos, etc. em forma de farinha.
Farinha das sementes de abóbora
A farinha feita com as sementes da abóbora é uma excelente protetora do intestino, pois age “varrendo” as substâncias tóxicas e nocivas que ficam alojadas nas paredes intestinas. Essa farinha pode ser adicionada à dieta colocada em receitas diversas, em frutas ou sucos. Aprenda a fazer em apenas cinco passos:
- Comece lavando bem a abóbora, retirando suas sementes e as deixando em água, para que a polpa fique bem separada.
- Ao retirar as sementes da polpa completamente, coloque-as para secar ao natural por doze horas ou leve ao forno por dez minutos para secar.
- Essas sementes serão torradas em uma frigideira até adquirirem uma coloração dourada.
- Para preparar a farinha, basta bater as sementes torradas no liquidificador.
- Peneire bem as sementes batidas até ficar um pó bastante fininho.
Eu gosto
ResponderExcluirbjokas =)