O que causa o mau hálito?
O mau hálito pode ser causado por vários fatores, tais como: Sinusite, alcoolismo, tabagismo, o uso de anestésicos inalados, de drogas ou de insulina, doenças nas gengivas e abscessos nos dentes, infecção de garganta e doenças pulmonares. O consumo em excesso de alimentos como alho, repolho, café e cebola crua também pode ser causador da halitose. Mas a má escovação dos dentes continua sendo a principal causadora do mau hálito, já que os restos de alimentospresentes nos dentes e na língua aumentam a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro. Por isso escovar os dentes sempre após cada refeição, e usar fio dental com frequência continua sendo a melhor opção no combate ao mau hálito.
Chás para o tratamento da halitose
Sim, alguns chás podem te ajudar a se livrar da halitose. Separamos três receitinhas fáceis de fazer para você começar o mais rápido possível com a investida contra o odor desagradável na boca:
- Chá de Losna
– Coloque meio litro de água em uma panela e leve ao fogo. Desligue o fogo assim que a água levantar fervura e acrescente uma colher de sopa de chá de folhas secas de losna. Tampe a panela e deixe o chá em repouso por cerca de 10 minutos. Beba sem adoçar. ATENÇÃO: o chá de losna não deve ser consumido por gestantes, lactantes, nem em grandes quantidades ou longos períodos. - Chá de Guaçatonga
– Esse chá exótico foi aprovado pela Anvisa e também não deve ser consumido por mulheres em período de lactação ou gestantes. Para fazê-lo é só colocar em uma xícara 150 ml de água previamente fervida e duas colheres de sobremesa rasas de folhas da erva. Beba assim que ficar morno, duas ou três vezes ao dia. - Chá de Artemísia – Ferva um litro de água e coloque na panela uma colher de chá cheia de folhas de artemísia. Tampe a panela e mantenha o chá descansando até ficar morno. Coe antes de beber e beba duas a três xícaras diariamente. Gestantes e lactantes só devem consumir após autorização médica.
- Chá verde – Além de ajudar a emagrecer o chá verde também é um forte aliado no combate ao mau hálito, pois mata diversas bactérias da boca. Ferva um litro de água e acrescente uma colher de sopa de folhas da erva. Beba assim que ficar morno e não adoce. Tome no mínimo três xícaras por dia.
E viva os chás... eu gosto muitoooooo
ResponderExcluirbjokas =)
Nada Pior que mau halito, gostei muito do seu blog, e ja etou seguindo e retribuido :)
ResponderExcluirplanetaconfusothau.blogspot.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Janine, parabéns pelo blog...
ResponderExcluirOs chás são apenas mascadores do hálito, eles não combatem. Pata tratar o mau hálito é preciso diagnosticar a causa, existem mais de 60 causas, e só após esse diagnostico estipular o tratamento.
Sou o atual Presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HALITOSE - ABHA - www.abha.org.br e estou no email abha@abha.org.br para tirar as suas dúvidas e de seus leitores sobre o mau hálito, ok?
Obrigado
Marcos Moura
Presidente da ABHA