Benefícios do cedro
O cedro possui benefícios para a pele, combatendo erupções. Possui ação adstringente e antisséptica, atuando no tratamento de acnes, pele oleosa, cabelos oleosos ou com caspa, além de eczema, dermatite, psoríase e alopecia traumática. É eficaz ainda como repelente de insetos, atingindo uma grande variedade, entre eles mosquitos, traças e larvas de carunchos.
O óleo é ainda eficaz na terapia do câncer, pois inibe a divisão celular das células dos tumores, devido à consistência oleosa, à presença de terebintina e diversos ácidos gordurosos. Seu uso é aplicado também em casos de bronquite, gonorreia, infecções respiratórias e urinárias, tuberculose e tísica.
É adstringente suave e tônico, e pode ser usado para curar dores de dente, além de fortalecer a aderência entre eles e a gengiva. Tonifica e fortalece os músculos e, quando consumido com bastante líquido e soro caseiro, trata a diarreia. É eficaz ainda no tratamento de sintomas da gripe como olhos vermelhos, dores de cabeça, tosse e catarro. Suas propriedades fungicidas fazem com que seja um excelente remédio para tratar infecções causadas por fungos, sejam elas internas ou externas.
Como usar o óleo de cedro?
O óleo pode ser usado em aromatizadores elétricos ou com velas. Para isso, adicione um pouco de água e o óleo na proporção de uma gota para cada três metros cúbicos.
Para fazer compressas, sejam quentes ou frias, adicione de duas a três gotas no pano já umedecido. Para preparar a ducha, pingue no máximo cinco gotas do óleo no canto do box do chuveiro. Respire bem o vapor durante o banho. Use três gostas distribuídas por todo o corpo por meio de auto massagem. Pode ser usada ainda como um enxágue após o banho. Para isso, pingue até cinco gotas do óleo em um recipiente, complete com água do chuveiro e derrame sobre seu corpo.
Para preparar o escalda pés, use a proporção de seis gotas do óleo essencial para cada colher de chá de óleo vegetal ou álcool de cereais. Misture bem e adicione quatro litros de água, quente se for inverno e fria se for verão.
O gargarejo deve ser feito com a mistura de uma colher de mel, três gotas de óleo essencial e um pouco de água em um copo. Misture bem e faça o gargarejo. A mistura não deve ser engolida.
Precauções e contraindicações
Quando usado em alta concentração, o óleo de cedro pode causar irritação na pele. O uso deve ser evitado por gestantes.
Fonte:http://beneficiosnaturais.com.br
Que deliciaaaa =)
ResponderExcluir