domingo, 31 de agosto de 2014

Cabelos com pontas duplas.

O fio de cabelo é basicamente formado por 87% de queratina, 10% de água e 3% de lipídios. Metaforicamente os lipídios poderiam ser comparados ao cimento e a queratina seria os tijolos, sendo que a camada que recobre cada fio é composta por uma espécie de sebo cuja função é a de proteger os fios. Com o passar do tempo essa estrutura passa por várias mudanças que podem ocasionar o enfraquecimento da flora capilar, ocasionando danos aos cabelos.
Nada mais desagradável que o surgimento das horríveis pontas duplas, basta o cabelo crescer um pouco mais, e as pontas danificadas surgem, arruinando todo o visual. Levando em conta que a aparência do cabelo conta muito, e que os fios não se regeneram sozinhos, é sempre bom adotar medidas preventivas contra o surgimento das pontas duplas.
O primeiro passo nesse sentido é saber quais são os fatores que provocam danos aos fios. Identificadas às causas, é preciso saber o que fazer e também aprender a prevenir se contra o surgimento das detestáveis pontas duplas e quebradiças. Conheça os principais agentes motivadores, e saiba como corrigir e evitar o surgimento de pontas duplas do cabelo.

Causas das pontas duplas do cabelo

As pontas duplas surgem devido ao enfraquecimento da estrutura dos fios, e isso ocorre por conta de fatores externos e também a práticas equivocadas no tratamento do cabelo. No inverno, por exemplo, eles ficam bastante ressecados devido aos banhos mais quentes, o que aumenta o frizz e deixa os cabelos mais propensos a desenvolverem pontas duplas.
Já no verão, os danos são causados por agentes como sol, cloro de piscina, água do mar e a poluição ambiente. Em parte o desgaste natural ocorre devido a algumas práticas agressivas, entre elas o uso incorreto e demasiado de chapinha e secador. A escovação e a lavagem diária também contribuem para o enfraquecimento e o desgaste das madeixas.
Basta imaginar que as pontas dos fios são a parte mais velha do cabelo, tendo sido exposta por um longo período a toda sorte de agressões. Então nada mais natural que haja o enfraquecimento da fibra capilar e consequentemente o desmembramento que irá dar origem as pontas duplas.

Pontas duplas o que fazer

O primeiro passo é a retirada das pontas duplas e isso só é possível através do corte, não existem formulas mágicas ou milagrosas para esses casos. Feito o corte, é necessárioadotar medidas que protejam o cabelo no dia a dia. É aconselhável aplicar o protetor térmico sempre que for fazer uso do secador ou da chapinha. Mesmo que demore um pouco mais para secar ou alisar, vale muito a pena reduzir a temperatura desses aparelhos, afinal quanto mais quente maiores serão os riscos de danos aos fios.
O uso do reparador de pontas também é indispensável, lembrando que alguns produtos já trazem na formulação o reparador e a proteção térmica em um único frasco. São esses cuidados básicos, que toda mulher que almeja ter um cabelo saudável e bonito, deve adotar na preservação dos fios e na prevenção contra possíveis danos.

Pontas duplas como evitar

Para evitar as pontas duplas comece adotando hábitos alimentares que previnam contra à anemia, nos estados de anemia profunda os cabelos perdem o vigor e a elasticidade. Para as mulheres que adoram tingir os cabelos a dica é: cauterizar as pontas pelo menos uma vez por semana. A hidratação profunda também é essencial para uma flora capilar saudável e resistente as agressões externas.
O corte das pontas de três em três meses previne contra o surgimento de pontas duplas e ressecadas. Fazer uso de shampoo que contenha em sua formula, protetor solar, para evitar os danos causados pelos raios do sol, evitando o ressecamento, é uma ação preventiva indispensável.
E para quem faz química constantemente os cuidados devem ser redobrados, lembrando que os produtos químicos fragilizam os fios e reduzem a hidratação.
Fonte:http://mundomulheres.com

Um comentário:

  1. Olá bom dia.
    Meus cabelos andam a precisar de um tratamento, muito grata pelas dicas.
    Bom Domingo.
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Gel redutor de medidas caseiro

  A s   gorduras localizadas   podem ser um verdadeiro incômodo para as mulheres. Não importa aonde elas estejam no corpo, o transtorno é se...