É um óleo rico em fitoesteróis, antocianinas e ácidos graxos essenciais, além dos flavonoides, combatentes dos radicais livres responsáveis por retardar o envelhecimento. Além disso, suas propriedades envolvem ações anti-inflamatórias, sendo muito usado em cosméticos e em produtos medicinais.
Benefícios
O combate ao envelhecimento se dá devido às antocianinas, que podem ser encontradas em vegetais vermelhos e roxos, e promovem ação antioxidante natural – diminuem a destruição das células. O ácido linoleico e o ácido oleico hidratam e nutrem a pele, ajudando a manter uma aparência mais saudável e macia. Além disso, o óleo de açaí estimula o processo de cicatrização por conter fitoesteróis. Estes atuam a nível celular, sendo eficazes no tratamento de dermatites e afecções.
Combatente do HDL, o colesterol ruim, o óleo ajuda ainda a aumentar os níveis do HDL, que é o colesterol benéfico. Devido à presença de vitamina C, ajuda a preservar os ossos, gengivas, dentes e vasos sanguíneos, além de aumentar a absorção de ferro e de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Segundo estudos da USP, o óleo pode ser usado ainda como cicatrizante, sendo indicado para pessoas com dermatites e afecções. Sua eficácia neste tratamento se dá graças à alta taxa de fitoesteróis, potencializada na extração do óleo.
Como usar?
O óleo de açaí pode ser usado interna ou externamente. Para consumo interno, pode ser usado para temperar saladas e outros alimentos, de forma semelhante ao óleo de oliva. Esse óleo não deve ser usado para fazer frituras.Prepare o creme para hidratação misturando 5 ml do óleo de açaí para cada 250 ml de seu creme para o corpo. Para função emoliente e adstringente, o óleo, quando usado em cremes antienvelhecimento, deve ser aplicado preferencialmente à noite. O uso como creme e outros cosméticos não é indicado para quem tem problemas com acnes e pele oleosa. Caso queira adicionar o óleo em loções faciais, xampus e condicionadores, use uma quantidade menor, de duas a cinco gotas.
Contraindicações
Apesar de não haver contraindicações, é comum que algumas pessoas possuam intolerância ao fruto e óleo, de forma que o ideal é fazer um teste ingerindo, inicialmente, em pequenas quantidades.
Fonte:http://beneficiosnaturais.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário