Qual a aplicação da lanolina?
Os benefícios
A lanolina também age como sobre-engordurante e protetor, de forma que protege e repõe os lipídeos perdidos com as agressões sofridas pelo uso de detergentes. É muito usado, devido a essa função, como um componente para pomadas infantis que protegem a pele do contato com a urina. Além disso, pode ser usado como pomada dermatológica para tratamento de peles ressecadas e eczemas. Ainda devido a essa função, é muito usada na composição de produtos para os cabelos, uma vez que protege e amacia as fibras danificadas com o uso de produtos químicos. É ainda um excelente hidratante e emoliente, e os cremes que a tem em sua composição são muito indicados para hidratação dos mamilos de mães durante a amamentação. Seu uso permite ainda a suavização do relevo da pele e o aumento da elasticidade.
A lanolina é muito usada ainda como componente de medicamentos usados no tratamento de feridas, para acelerar a cicatrização, amenizar queimaduras e acalmar erupções da pele.Por ser repelente da água – como no uso para bebês, quando a urina não encosta na pele – a lanolina é usada também em sapatos impermeáveis, na lubrificação de correntes e de instrumentos musicais de sopro, entre outros usos.
Como ela age?
A substância, quando usada na pele, cria uma barreira que impede que a água evapore de seu corpo, amenizando os efeitos do vento e do ar seco. A lanolina por si só, não é absorvida pela pele, mas ao ser misturada com substâncias adequadas, compõe cremes emolientes que penetram na pele tornando mais simples a absorção de seus princípios ativos.
Precauções e contraindicações
É preciso estar atento ao fato de que, apesar de a lanolina ser muito boa para os cabelos, por exemplo, um creme hidratante que a tem na composição pode não ser ideal para você. Existem algumas pessoas alérgicas a essa substância, de forma que o uso pode ocasionar coceira e eczemas locais.
Fonte:http://beneficiosnaturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário