Qual o melhor arroz, o integral ou o parboilizado? Quem buscar por uma vida mais saudável já se questionou ao menos uma vez na vida sobre isso. Ainda mais sendo o arroz um item tão presente na culinária dos brasileiros.
Seja em busca de uma rotina alimentar mais rica ou para fins estéticos, uma vez que certos ingredientes favorecem o aumento de peso, vale a pena entender mais sobre os nutrientes de cada tipo de arroz e qual adotar.
Aproveite e saiba mais sobre as características de cada tipo segundo uma especialista no ramo. Boa leitura!
É melhor consumir o arroz parboilizado ou o integral?
Arroz parboilizado
O termo parboilizado vem da palavra em inglês boiled, que quer dizer cozido. Ou seja, o arroz parboilizado é um arroz pré-cozido. Isso acontece antes do arroz passar pelo refinamento.
A especialista em Fitoterapia e Nutrição Esportiva Funcional, Carol Morais, afirma que: “quando o arroz passa por esse processo, parte dos nutrientes que estão na sua casquinha e no germe são integrados ao amido, ou à sua camada interior. Nesse processo de parboilização, o arroz também passa por uma gelatinização parcial, e só depois passa pela secagem e refinamento, por isso que ele fica mais amarelinho e menos quebradiço também”. Em suma, o arroz parboilizado perde parte dos seus nutrientes e fibras durante esse processo.
Arroz integral
Já o arroz integral passa pelo processo aposto. Ele não é pré-cozido e por isso garante a presença de nutrientes e fibras características do grão. O processo de refinamento não é feito e isso deixa o alimento mais saudável do ponto de vista nutritivo.
Porém, se o arroz integral é parboilizado, ele é menos saudável, como justifica a nutricionista: “simplesmente porque o arroz, mesmo o integral, ao ser cozido, já perde parte dos seus compostos bioativos, ou seja, os fitoquímicos presentes nos vegetais e que têm efeitos ativos benéficos para o nosso organismo. Sendo assim, quando o arroz integral passa pelo processo de parboilização, ele já perde parte destes compostos e depois ao ser cozido no preparo final, perde mais ainda”.
Arroz branco
Há ainda o arroz branco que é o mais comum na mesa do brasileiro. Isso porque ele é mais barato e tem um sabor mais suave. Em compensação, o arroz branco é menos saudável que os demais, pois tem sua casca removida no processo industrial e ele acaba pendendo boa parte dos nutrientes.
Receita de arroz à parmegiana
Ingredientes
- 2 ovos;
- 2 tabletes de caldo de galinha;
- 100 g de presunto picado;
- 2 xícaras de arroz;
- 3 colheres (de sopa) de queijo ralado;
- 100 g de muçarela picada;
- 1 colher de extrato de tomate;
- 3 tomates sem pele.
Modo de preparo
No liquidificador, bata o extrato e os tomates com um pouco de água. Dissolva um tablete de caldo de galinha em água quente e adicione ao liquidificador. O outro tablete utilize para cozinhar o arroz com água durante 15 minutos.
Depois de pronto, coloque o arroz em um refratário que possa ir ao forno com o molho forrando a tigela.
Despeje por cima do arroz os ovos batidos com o queijo ralado e coloque o presunto e a muçarela. Por cima, jogue mais molho. Leve a mistura ao forno pré-aquecido a 180° C entre 10 e 15 minutos. A receita estará pronta para ser servida.
https://www.beneficiosnaturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário