Toda mulher gosta de ter um cabelo bem cuidado, mas nem sempre sobra tempo ou dinheiro para ir ao salão de beleza. Nesse sentido, hidratações caseiras ajudam muito por serem baratas, rápidas e fáceis de fazer - muitas vezes com ingredientes que encontramos na despensa de casa ou por preços bem baixos no supermercado.
Se você está procurando uma forma fácil, barata e eficaz de ter os cabelos bonitos e hidratados, o enxofre orgânico é uma ótima pedida que vai bem para todos os tipos de cabelo, lisos ou cacheados.
Enxofre orgânico
Conhecido como "mineral da beleza", enxofre orgânico é como chamamos a substância methylsulfonylmethane, também abreviado para MSM. Atualmente, é usado como suplemento, sendo possível ingerir o enxofre orgânico em pó ou em cápsulas.
O enxofre orgânico possui muitas funções e benefícios:
Aumenta a formação de colágeno e queratina, daí ser chamado de "mineral da beleza".
Combate fungos e bactérias.
Ajuda o corpo a regular a produção de insulina.
Dificulta a formação de células cancerígenas, uma vez que facilita a oxigenação dos tecidos e das células.
Melhora a circulação sanguínea.
Melhora a capacidade do sistema imunológico, prevenindo doenças.
Promove o crescimento das unhas.
Reduz as rugas, podendo ser encontrado em muitos produtos de beleza.
Combate a retenção de líquidos.
Regula a produção hormonal nas mulheres, aliviando sintomas de TPM.
Benefícios do enxofre orgânico para o cabelo
Os benefícios do enxofre orgânico para o cabelo incluem:
Deixá-los mais fortes e grossos - tratamento ideal para fios finos e enfraquecidos, condição que geralmente acomete quem faz uso de progressiva e demais tratamentos químicos.
O enxofre é o responsável pelas ligações entre as cadeias de polipeptídeos que dá resistência à queratina, o principal composto dos fios capilares. Ou seja, quando há deficiência de enxofre, o cabelo fica quebradiço e danificado.
Além disso, o enxofre também ajuda no brilho e por estimular seu crescimento e o aumento de sua espessura - ou seja, ajuda a engrossar os fios.
Como usar enxofre orgânico no cabelo?
Você pode encontrar o enxofre orgânico de várias formas. Nos alimentos que comemos, em pílulas manipuladas e também em pó. Para os tratamentos deste artigo, será necessário o uso de enxofre em pó. Confira como usar enxofre no cabelo com essas receitinhas caseiras:
Hidratação com enxofre para cabelos com azeite
Para fazer essa máscara hidratante, você vai precisar de:
enxofre em pó
garrafinha de 230 ml (ou qualquer outro recipiente que tenha tampa de bico)
funil
colher de sopa
azeite de oliva ou algum óleo de sua preferência (óleo de coco, por exemplo)
Depois de reunir todos os ingredientes e materiais, siga as indicações:
Coloque o enxofre em pó e o óleo no recipiente com a ajuda do funil e agite para misturar. Use a proporção de 1/3 de enxofre e 2/3 de óleo.
Agite até o enxofre estar dissolvido e aplique por todo o cabelo, do couro cabeludo ao comprimento.
Enrole o cabelo e cubra-o por 30 minutos.
Depois é só enxaguá-lo normalmente, com cuidado para remover todo o óleo do cabelo.
Enxofre em pó - como usar no condicionador
Você vai precisar de:
água destilada
enxofre em pó
condicionador à base de água
Confira o passo a passo para fazer condicionador de enxofre:
Misture duas colheres de sopa de água destilada com uma colher de sopa de enxofre em pó e leve ao microondas durante 15 segundos.
Retire e misture até o pó se dissolver completamente.
Adicione a mistura a um condicionador à base de água.
Use-o de duas a três vezes por semana, após a lavagem com shampoo.
Uma boa dica também é o shampoo com enxofre orgânico. Você pode usá-lo no cabelo para, além de todos os motivos citados acima, tratar a dermatite seborreica. O enxofre ajuda a controlar a oleosidade (por isso ele também é indicado para peles oleosas e/ou acneicas), podendo dar uma melhora na produção de caspa.
Existem diversos shampoos com enxofre prontos no mercado, mas você pode optar por passar um sabonete de enxofre no cabelo cuja eficácia é a mesma. Apenas tome cuidado com o cheiro que pode incomodar e com o excesso de ressecamento do cabelo, então reforce a hidratação com um condicionador e um óleo para nutrição (e, caso opte pelo tratamento com shampoo/sabonete, fique longe das misturas hidratantes com enxofre para não reforçar o ressecamento que o enxofre pode causar).
Dica: Acesse esse artigo para saber como fazer sabonete de enxofre caseiro.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Enxofre orgânico para cabelos: como usar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.
Conselhos
Você pode encontrar o enxofre orgânico em farmácias e pela internet, além de poder mandá-lo para farmácias de manipulação. Consulte um médico dermatologista antes de comprar ou manipular para receber uma boa orientação. Crianças abaixo de 12 anos, gestantes e lactantes sofrem restrição quanto ao uso de enxofre orgânico, por exemplo.
Invista no enxofre orgânico como base de seu tratamento capilar. Às vezes, a ausência de enxofre no organismo ajuda a explicar porquê algumas pessoas gastam fortunas com produtos reconstrutores caríssimos e não obtém resultado. Isso ocorre porque quem garante a resistência da queratina é a cistina (composta por enxofre). Ou seja, se não há enxofre, o tratamento não funciona.
Atente-se para o fato de que o excesso de enxofre no couro cabeludo pode causar ressecamento. Caso faça o tratamento, fique sempre de olho em como seus fios capilares estão reagindo ao enxofre e não deixe de combiná-lo com um óleo nutritivo, como o óleo de coco.
https://beleza.umcomo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário