A alimentação tem grandes poderes sobre o nosso organismo. É possível reverter doenças, ter mais qualidade de vida e ainda mudar radicalmente os aspectos do nosso corpo, inclusive os internos. Você já ouviu falar que as frutas são capazes de limpar pulmão de fumante? Descubra como isso acontece.
A descoberta foi feita por uma pesquisa comandada pelo Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health durante 10 anos. O estudo acompanhou 650 adultos para poder tirar algumas conclusões, que você vai conhecer agora.
Como fica o pulmão de um fumante?
De acordo com o site ‘Pneumologia.med’, “um pulmão sem doença é de textura rósea, que ao longo do tempo pode apresentar alguns pontos mais escuros, consequentes à poluição urbana. E é de uma textura elástica, facilmente depressível ao se tocar, e que volta à sua forma em seguida”.
Já um pulmão de quem fuma é totalmente ao contrário, como compara a publicação: “é bem mais escuro, com grandes áreas escurecidas. Uma outra característica é a sua rigidez, causando uma dificuldade de expansibilidade. Imagine uma bexiga de borracha bem grossa, que não se consiga enchê-la. Pois é assim que o pulmão enfisematoso fica. Rígido, com dificuldade de se encher e se esvaziar. Por isso é que há dificuldade de troca entre o ar que entra e o ar que sai do pulmão”.
É possível reverter um pulmão de fumante?
Em entrevista ao site ‘Cuidados pela vida’, plataforma do Aché Laboratórios Farmacêuticos, o médico pneumologista Ciro Kirchenchtejn diz que “quem fumou um maço por dia ao longo de 10 anos já está em risco extremamente aumentado de desenvolver câncer, enfisema e bronquite crônica”. Porém, o especialista ressalta que se o fumante parar com seu vício antes de alguma dessas doenças aparecerem, ele poderá sair ileso de quadros mais graves.
Além disso, o médico esclarece que não é possível reverter totalmente as doenças causadas pelo tabagismo. Contudo, é perfeitamente provável haver uma progressão dos problemas. “Evidentemente, não reverterão essas doenças, mas impedirão sua progressão, com redução de mortalidade em 30% em relação aos que continuaram a fumar após estes diagnósticos”.
Frutas podem mesmo limpar os pulmões?
Segundo Vanessa Garcia-Larsen responsável pelo estudo da Johns Hopkins Bloomberg School, o “estudo mostra que a dieta pode ajudar a reparar o dano pulmonar em pessoas que pararam de fumar”.
Logo, os efeitos das frutas sobre a função pulmonar atuam, sobretudo, nas pessoas que não fumam mais. Além disso, esses ingredientes ajudam também diminuem o processo de envelhecimento natural do pulmão que começa a acontecer por volta dos 30 anos nos indivíduos saudáveis.
Que frutas limpam os pulmões de ex-fumantes?
O estudo revelou que as maçãs e tomates podem dar uma forcinha para os órgãos mais afetados pela nicotina. Os adultos pesquisados comeram mais de dois tomates ou mais de três porções de maças todos os dias e os exames comprovaram que a função pulmonar funcionou melhor do que dos indivíduos que só comiam uma porção ou menos de tomate ou maçã diariamente.
https://www.beneficiosnaturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário