Como diminuir a insegurança e se tornar pessoas confiantes?
No nosso dia a dia, passamos sempre por certos desafios que nos faz tomar decisões importantes que afetam nossa sensação de segurança.
Para algumas pessoas, tomar tais decisões, é natural e normal, devido a confiança dentro de si. Para outras, pode se tornar o seu pior pesadelo.
Ser uma pessoa confiante é diferente de ter uma vida confiante! A vida confiante é ter a segurança de um bom trabalho, de um ótimo salário, de uma boa família e amigos, entre outras coisas. Contudo, uma pessoa confiante, é aquela segura com seu emocional e com suas razões.
Existem pessoas que têm uma vida confiante, porém não são confiantes e seguras de si. Muitas vezes deixam de realizar sonhos, ou as vezes nem enxergam quais são seus eles, devido à falta de segurança que existe dentro delas.
Afinal, porque existem pessoas inseguras ao nosso redor?
A insegurança, muitas vezes surge da personalidade de cada um ou até mesmo da falta de autoestima apresentada.
Assim seu estado emocional associa-se ao sentimento de inferioridade, e o inseguro acredita não ser capaz de realizar nenhuma tarefa, ser amado ou aceito por outros. E consequentemente, sempre existirá outras pessoas melhores e superiores a ele que mereçam mais.
Existem os narcisistas disfarçados, ou seja, outro padrão de pessoas inseguras. São aquelas que escondem seus medos por trás de uma atitude de falsa segurança, que faz com que os outros se sintam inferiores. Isto não é falta de humildade e sim a forma com que se sintam capazes de alcançar o que querem.
O medo
Outro ponto importante é o medo. Para os inseguros, apesar de ser um mecanismo de proteção, é visto como uma barreira que afeta decisões importantes e a vontade de enxergar novas experiências.
E ao assimilar essas novas experiências, o inseguro incorpora o que lhe é útil e que está de acordo com seu passado, ou seja, o que se encaixa em estruturas já predefinidas, podendo até mesmo rejeitá-las. Assim, mais uma vez, o medo torna-se seu protetor.
E o medo se sobrepõe! Como se fosse impossível ter inovações na vida! É apenas trabalhar. Evita saídas, não se diverte, esquece de comprar roupas e sapatos de seu interesse, não se tornam atrativos. Enfim, não há mudança
E o medo se sobrepõe! Como se fosse impossível ter inovações na vida! É apenas trabalhar. Evita saídas, não se diverte, esquece de comprar roupas e sapatos de seu interesse, não se tornam atrativos. Enfim, não há mudança
Nenhum comentário:
Postar um comentário