O banho diário é uma ótima oportunidade para recuperar sua energia. Ele ajuda a aliviar o estresse, o cansaço e as tensões do dia a dia. Além disso, o banho pode ser um momento de prazer e de cuidar de sua beleza. Basta adicionar ingredientes como esfoliante corporal, bucha vegetal, óleos corporais, sabonetes líquidos cremosos, aromas diversos e incorporar massagens. É bastante importante e prazeroso também hidratar a pele após o banho.
Banho Quente
Água muito quente prejudica a pele. Nos dias mais frios, além de deixarmos a temperatura da água mais elevada, tendemos a ficar mais tempo embaixo do chuveiro. O problema é que esses banhos — apesar de deliciosos — ressecam a pele, que já sofre com o vento e a baixa temperatura.
O banho muito quente e prolongado retira o manto hidrolipídico, a camada natural de proteção da pele feita de água e gordura, especialmente quando combinado ao uso de bucha e sabonete comum.
O ideal é que a água seja sempre morna, que o banho nunca ultrapasse 15 minutos e que se use sabonetes neutros e hidratantes.
Mas se você não abre mão do banho quente e sua pele resseca muito, experimente os conhecidos óleos para banho no corpo antes de entrar no chuveiro. Eles podem ser aplicados na pele momentos antes da chuveirada, e o excesso será retirado no banho. Após o banho, restará uma película lubrificante, com leve brilho, que permanecerá protegendo sua pele. Procure os que combinam óleos de amêndoa, avelã, macadâmia ou semente de uva.
Banho Frio
Geralmente preferimos tomar banho com água morna ou quente, pois é mais relaxante, no entanto, não é o mais recomendado, já que foi comprovado que a água fria é mais benéfica para a nossa pele e algumas funções de nosso organismo.
Ao tomar banho com água fria nosso corpo reage imediatamente, estimulando o sistema imunológicotornando-o mais forte. Ao receber este benefício nosso organismo responderá melhor contra vírus e infecções.
Para as pessoas com problemas de circulação, a água fria é uma terapia muito efetiva, pois favorece a boa circulação sanguínea e ajuda a repartir melhor o oxigênio e nutrientes em todo o organismo.
A água fria estimula nosso organismo, ativa os sistemas e põe nosso corpo em alerta. Recomenda-se tomar um banho de água fria para começar o dia e se liberar daquela sensação de cansaço, também é recomendado para depois dos exercícios físicos.
A água fria é muito benéfica para o cabelo, já que evita a sequidão, as altas temperaturas retiram a hidratação do cabelo tornando-o feio e pouco saudável. A água fria é ideal para prevenir a caspa e queda de cabelo.
Recomendações para a hora de tomar banho com água fria
Se você não está acostumado a tomar banho com água fria é possível que seja um pouco difícil começar a ter este bom hábito. Para começar a aproveitar seus benefícios você pode ir tomando a decisão de se adaptar a água fria e por em prática com muita frequência.
A primeira recomendação será começar o banho com água morna e baixando a temperatura da água de tal modo que não a mudança não seja brusca.
Com o passar dos dias podemos passar de uma temperatura morna para uma mais fria e assim começarmos a ter este bom costume.
No inverno também se recomenda manter o bom hábito de água fria. Nesta época pode ser um pouco mais custoso manter o costume, mas é muito prudente seguir em frente. No entanto, a pessoa não deve tremer de frio ou sentir frio extremo, neste caso, o melhor é optar pela água morna no período do inverno.
O banho frio também ajuda a deixar a pele mais firme, reduz as chances de queda de cabelos e ainda acelera o metabolismo.
Outros Tipos de Banhos
Banhos hidratantes, desintoxicantes e relaxantes deixam a pele hidratada, revitalizada e renovada. Além disso, tem poderes antiestresse, de eliminar dores, promover bem-estar e, claro, de deixá-la muito mais bonita.
Banho Hidratante
Durante o banho, a pele está mais receptiva e absorve melhor as substâncias ativas. As melhores plantas para suavizar, hidratar, nutrir e limpar são: camomila, calêndula, amor-perfeito, menta, flor de sabugueiro, rosa e flor de laranjeira.
Os sabonetes devem ser bem cremosos e hidratantes, envolvendo o corpo todo em espumas perfumadas que lavam e lubrificam. Em barra ou líquidos, procure os que são ricos em silicone, óleos lubrificantes (amêndoas, avelã, germe de trigo, abacate e castanha) nutritivos e suavizantes.
Banho Desintoxicante
O banho desintoxicante favorece a dissolução e expulsão das impurezas e uma desintoxicação natural do corpo. Ele é feito através da imersão em uma combinação de ervas medicinais, e o efeito é cientificamente comprovado.
Antes de entrar na água, deve-se passar um emoliente no corpo. O banho faz com que os poros se dilatem e as ervas penetrem, movimentando os líquidos intersticiais, expulsando ácidos e xantinas, diminuindo a taxa de adrenalina e promovendo uma desintoxicação efetiva. A exata combinação das ervas, o tempo e a temperatura são criteriosos e ajustados de acordo com a pressão sanguínea — de acordo com as necessidades de cada um. O resultado pode ser visto imediatamente com a mudança do aroma e da cor da água, que às vezes se torna turva.
Além de uma melhora em todo o metabolismo, o banho traz alívio de: dores musculares, dores de cabeça, problemas circulatórios, queda de cabelo, insônia, além de auxiliar no tratamento de odores, na obtenção de melhora da textura da pele e do brilho dos olhos. Uma vez o organismo desintoxicado, a mente se torna mais clara, favorecendo a memória e a atenção.
As algas usadas são ricas em sais minerais e microelementos que hidratam, protegem, esfoliam, tonificam, rejuvenescem e estimulam a circulação. Os óleos essenciais utilizados auxiliam no equilíbrio do metabolismo e do estado emocional durante o período de regimes de emagrecimento.
Banho Relaxante
Um banho relaxante consegue desfazer o estresse do dia a dia e proporciona relaxamento e tranquilidade. As ervas combinadas, proporcionam descontração muscular, revitalizam e oferecem um sono de maior qualidade.
Um bom banho pode ser ainda mais relaxante se combinado com outros ingredientes que favorecem a pele. Uma boa dica é acompanhar o seu banho de banheira com um delicioso chá. Além da sensação reconfortante, você também poderá usufruir das capacidades terapêuticas de cada planta. A camomila, por exemplo, é indicada para relaxar.
Um banho relaxante deve incluir espumas de banho, óleos aromáticos, pétalas de flores, de preferência em uma banheira espaçosa. Os óleos essenciais que ajudam a relaxar são: lavanda, ylang ylang, olíbano e laranja.
Benefícios de tomar banho antes de dormir
Tomar um banho quente ou morno antes de ir para a cama ajuda a relaxar os músculos. Para facilitar o sono, pingue umas gotinhas de óleo essencial de lavanda no chão do box. A lavanda acalma e melhora a qualidade do sono.
Uma chuveirada antes de dormir também traz benefícios para a beleza, pois a limpeza da pele ao fim do dia protege o rosto de rugas e marcas de expressão. Usar cremes hidratantes após o banho intensifica faz com que a pele, umedecida, absorva melhor o cosmético.
Antes de dormir, um banho quente alivia dores musculares, reduz a ansiedade, ajuda a descongestionar as vias aéreas e ainda pode diminuir inchaços do corpo.
Quem prefere um banho frio também pode tirar proveito da chuveirada antes de ir pra cama, pois a água fria estimula o sistema imunológico, a produção de hormônios antidepressivos e até previne resfriados. O banho frio não necessariamente irá tirar o sono, mas para antes de dormir o mais apropriado é o banho morno a quentinho.
Além de remover a sujeira, suor, poluição e oleosidade excessiva da pele, um bom banho de chuveiro, quente ou frio, é capaz de trazer diversos benefícios para a saúde física e mental, especialmente antes de ir para a cama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário