Não os subestime: um puff para sala pode ser uma adição incrível à decoração. Já passou o tempo em que as referências quando se falava em puffs eram aqueles velhos sacos, as “bean bags”. Apesar de ainda terem seu apelo em espaços como quartos de adolescentes, no resto da casa deram lugar à modelos e formatos completamente diferentes – dos despojados aos sofisticados – que mostraremos aqui.
A escolha do puff perfeito
Não existe fórmula para escolher o móvel ideal. Em linhas gerais, você deve pensar em três coisas: a função que o puff para o living terá; o espaço disponível em casa, e o estilo de decoração do living.
Utilidades do puff
Antes de comprar o puff, o primeiro passo é descobrir qual a função dele em sua sala. Decorativo nós já sabemos que ele é. Hoje em dia, o mercado oferece uma grande variedade de modelos, com tantos formatos, tecidos, cores e faixas de preço que não é possível não encontrar pelo menos um que combine com as necessidades da sua casa. Principalmente por meio da textura e cor, esse móvel pode ser o elemento que arremata a decoração e faz com que ela tenha sentido.
Ele também traz função – e muita. Quem tem um puff, em primeiro lugar, o compra porque é um bom local para se sentar. Descontraído, é perfeito para usar em dias de festa, com visitas que enchem a sala, sem ocupar espaço demais com poltronas e sofás. Ao mesmo tempo, você não abre mão do conforto esses móveis oferecem! O puff também pode servir de descanso para os pés, combinado ao sofá, após um dia longo.
Se a casa ou apartamento é pequeno, ele cumpre mais uma tarefa: a de mesa de centro, comportando bandejas, decoração e o que mais for necessário. Quem tem poucos armários e gavetas em casa também pode optar por um puff que ajude na organização, com compartimento tipo baú.
Modelos de puff
Sabendo para que o pufe servirá, fica mais simples escolher seu modelo. Assim como os sofás e poltronas, esse móvel pode ter diversos tipos de estrutura. Ele pode ser feito, por exemplo, de madeira. Esse é o material mais comum da composição dos sofás, sempre revestido por espuma. É ela que dá a fofura da peça, com densidades variadas para garantir um estofado mais firme ou mais suave, que envolva mais o corpo de quem senta. A combinação, junto do tecido e costura adequados, possibilita a maior gama de variedades de pufes, dos redondos, aos quadrados e retangulares.
Os modelos sem a estrutura de madeira são bastante populares. Ideais para ambientes de estilo despojado, jovem e descontraído, seu formato não segue tantas regras. É o caso das bean bags, por exemplo. Alguns são até infláveis!
Independente de terem estrutura ou não, os puffs podem ser comprados em todo tipo de tamanho – mas nunca exageradamente grandes, ou se assemelham demais à módulos de sofás sem braços.
As versões pequenas são as mais versáteis. Elas podem ficar escondidas embaixo da mesa de centro ou encaixadas junto à mesa lateral, para uso apenas quando necessário. Os maiores, mais indicados para quem tem bastante espaço disponível, são posicionados de maneira mais independente dentro do ambiente.
O formato ainda cumpre papel importante em relação ao tamanho do ambiente. Quando o pufe é redondo, costuma passar a impressão de ocupar mais espaço. Isso acontece porque os modelos quadrados e retangulares, quando necessário, podem ser “encaixados” em outros lugares e cantinhos – o que nem sempre é possível com as formatações mais diferentes. Esse é um fator que deve ser levado em conta na hora da compra.
Estilo de decoração
No final, o estilo do puff para sala depende muito do resto da decoração desse ambiente. Isso não quer dizer que um living rústico não pode ter, de repente, um puff mais moderninho – às vezes, essa misturinha de referências traz personalidade à casa e a deixa mais única.
É mais fácil e mais comum planejar os estilos em harmonia. Por isso, em um décor rústico, por exemplo, a preferência costuma ser por puffs de couro marrom ou de maxi tricô, superpopular nos últimos tempos.
No caso de salas moderninhas, encontramos muito os pufes com detalhes metálicos, principalmente nos pés. Falando em pés – as versões palito, grandes referências dos anos 70, caem bem como um toque retrô.
Os modelos grandes sem estrutura, como as bean bags e puffs infláveis, combinam mais com salas bem descontraídas. São uma boa pedida quando o ambiente também faz às vezes de home theater, ótimos para deitar ao assistir um filme ou jogar videogame.
Tendências
É difícil definir um modelo só de puff para living que esteja em alta. Para fazê-lo, é só observar as tendências de decoração do ano todo. Como qualquer outro móvel, costuma seguir o que está em voga para as outras partes do décor. Isso inclui, mas não se limita, à:
Formato orgânico
A natureza está mais em alta do que nunca. Esse movimento vai além das plantinhas que invadiram as casas e apartamentos. Na decoração, se traduz por meio das cores e das formas. Os móveis aparecem com um design mais orgânico, incluindo os puffs. Na prática, a tendência deixa em alta os puffs de design arredondado e os de pouca estrutura, que se moldam completamente ao corpo – afinal, a natureza não obedece nem regras, nem réguas.
Materiais naturais
Além do formato, a natureza aparece, é claro, nos materiais com os quais os objetos são feitos. No caso do puff, as fibras naturais são quem roubam a cena.
Mix de padrões
O que sai do comum também é um grande atrativo no universo do décor. As misturinhas de estampas, que muitos consideram tão difíceis de fazer, é um desses detalhes diferentes que chama a atenção. O puff para sala, por ser um móvel um pouco menor que os outros do ambiente, é o instrumento ideal para praticar o mix.
São duas opções. Você pode comprar um puff estilo patchwork, com várias estampas, para descontrair uma sala neutra. Ou, então, você pode optar por um com um padrão diferente, que contrastará com a estampa do tapete ou das almofadas, por exemplo. A dica de outro para não errar é observar bem a paleta de cores. Se os tons tiverem harmonia entre si, é muito mais simples combinar as estampas.
Puffs com detalhes metálicos
Continuando a falar das misturinhas, outro tipo que está em alta é a de metais. Usar o puff para trazer mais um detalhe metálico à sala é uma ótima ideia. Ele pode ter pés em rosé gold ou dourado para um efeito sofisticado na decoração.
Inspire-se com salas com puff
Os donos dessa casa não têm medo de combinar estampas e cores. Além de misturarem almofadas com padrões e tecidos diferentes, usaram dois tipos de puff para sala que, de parecidos, tem apenas o formato – mas casam perfeitamente com a decoração boho chic.
É comum querer que os ambientes sejam harmônicos e, acima de tudo, simétricos. Nem sempre o espaço permite. O que fazer nessas horas? Uma boa solução é equilibrar o sofá de um lado do ambiente com um puff longo do outro.
Nesse ambiente, o puff cumpre uma função nobre: é descanso de pés em frente à bela cadeira suspensa.
Em frente à mesa de centro e aos sofás, os dois pufes cinza completam o “círculo” de conversa em dias de confraternização.
Não se deixe intimidar por um puff de tamanho grande. Ele também pode ser uma adição valiosa à decoração da sala.
Tem algo melhor que uma sala cheia de puffs? Uma família grande, cheia de crianças, pode até dispensar o sofá. Assim todo mundo assiste aos filmes favoritos deitado, em aconchego total.
Aliás, aconchego e conforto (tanto térmico, quanto visual) são as palavras-chave: não há nada igual chegar em casa em um dia frio, colocar os pés em cima de um puff de tricô e se cobrir com uma manta.
O combo de sofá quadrado e puffs redondos traz movimento à decoração.
O puff para sala é o móvel perfeito pra ousar e inserir algo diferente na decoração. De repente, tudo que sua casa precisa é um móvel inflável e divertido.
A estampa geométrica do puff foi escolhida para combinar com a do tapete, de losangos.
Um dos usos mais interessantes do puff é como centro de mesa. O modelo redondo é uma escolha inusitada para cumprir essa tarefa, mas funciona muito bem.
Apesar de ser frequentemente relacionado à decoração mais jovem e despojada, o puff para sala também pode ser elegante. É o caso do par preto e branco, bem estruturados e em formatos diferentes, usados em conjunto no centro dessa sala.
Nessa casa, os puffs ficam escondidos embaixo da mesa de centro. Os moradores deixam só uma parte deles para fora, para decorar.
Nessa outra residência, eles ficam guardados embaixo de um aparador, atrás do sofá.
Mais um exemplo de estampas conectadas e charmosas, com puff como centro de mesa.
Em uma sala onde a neutralidade predomina, o puff azul escuro se destaca.
Junto das mesas de tamanhos diferentes, o pufe ajuda a criar volume no ambiente.
O trançado natural dos dois móveis se destaca embaixo da mesa de acrílico.
Vale à pena combinar elementos inusitados: o capitonê, clássico, deu charme sem igual ao puff com um tecido turquesa chamativo.
Puffs com capitonê: uma sugestão para deixar a sala muito mais charmosa e sofisticada.
O Puff redondo, estampado e com capitonê é o destaque dessa sala.
Ao lado de móveis elegantes, esse puff integra uma decoração minimalista.
Aqui, um puff de crochê decora uma sala moderna e jovem.
Essas acomodações com tons neutros compõem um ambiente atemporal.
Graças ao seu tom de amarelo, esse puff é o elemento de destaque da sala de estar.
Um lindo puff de crochê funcionando como mesinha.
Tons de cinza tomam conta da decoração, inclusive através dos pufes. A estampa é moderna e contemporânea.
Quer deixar a sua sala clean? Então saiba que um puff branco arredondado é sempre bem-vindo.
Esses pufes de tricô cinza chumbo combinam perfeitamente com a parede de tijolinhos.
Sala de estar contemporânea e receptiva, com pufes baixinhos e modernos.
Nessa decoração, os pufes dividem espaço com as plantas e prateleiras. Um charme só!
Um modelo grande, felpudo e super aconchegante. É um convite para relaxar.
Três pufes de couro para transformar uma sala simples em um ambiente fabuloso.
Mais um modelo de puff, dessa vez sustentável. Ele serve para acomodar as visitas e também como mesinha.
https://casaefesta.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário