Antes de mais nada é importante salientar que leite de magnésia é um outro nome dado ao hidróxido de magnésio. Ele é uma substância mineral e ganhou este nome por conta da sua aparência branca e leitosa. Em sua forma líquida, ele é usado para tratar problemas como azia e prisão de ventre.
Contudo, a substância também pode ser uma grande aliada de quem sofre com manchas e pontos pretos no rosto. Para isso ele é usado como uma eficiente máscara caseira que promete limpar e ainda diminuir a oleosidade da pele.
Ficou com curiosidade? Continua lendo que vamos falar sobre como isso funciona e ainda vamos dar algumas dicas de uso.
O que é leite de magnésia?
O leite de magnésia é um composto químico conhecido como hidróxido de magnésio. Em sua forma pura, pode ser encontrado na natureza na forma sólida.
O medicamento é formado por essa substância diluída em água e é indicado para tratar problemas gastrointestinais. Como azia, má digestão e prisão de vente, só para exemplificar.
Isso acontece porque o hidróxido de magnésio é uma substância alcalina, enquanto nosso corpo é majoritariamente ácido. Dessa forma ele consegue neutralizar o excesso de acidez e por esse motivo é tão eficiente para tratar problemas no estômago.
No caso do tratamento para prisão de ventre, o medicamento funciona retendo a água do corpo e impedindo o ressecamento das fezes dentro do intestino. Isso evita as dores e desconfortos causados pela constipação.
Quais os usos
O hidróxido de magnésio é vendido como um tratamento para enfermidades que afetam o sistema gastrointestinal. Contudo, o líquido possui diversas outras funções que podem facilitar muito a nossa vida.
A principal dela é na pele, já que o leite de magnésia pode ser usado para clarear manchas de melasma e as que foram causadas pelo sol. Além disso, ele ajuda a diminuir a acne e os cravos, os famosos pontinhos pretos que aparecem na pele e até mesmo para fazer a maquiagem durar mais.
Um outro uso do material é para evitar os odores causados pela transpiração. Para este fim ele pode ser aplicado nas axilas ou nos pés, já que previne a proliferação das bactérias que causam mau cheiro.
Na cozinha
Uma outra aplicação do magnésio é na cozinha, uma vez que ele pode ser usado para desengordurar e tirar o cheiro de recipientes de plástico e panelas. Outro uso é para desinfetar as esponjas usadas na pia.
Nos três casos basta passar o leite de magnésia e esperar 15 minutos antes de enxaguar, isso será o suficiente para deixar os seus utensílios limpinhos.
Como usar na pele
O modo de uso do leite de magnésia na pele vai variar de acordo com a finalidade que se deseja. Isso porque, ao secar, ele deixa a pele com uma aparência esbranquiçada, por isso algumas vezes é preciso diluí-lo em água.
Caso queira usar o produto em uma máscara facial caseira, misturá-lo com outros ingredientes traz resultados mais rápidos. O ideal é sempre seguir a linha de produtos com a base alcalina e que também tem propriedades de clarear a pele.
Para clarear manchas
Quem sofre com manchas causadas por melasmas ou pela exposição ao sol sabe o quanto elas incomodam. O leite de magnésia pode ser uma solução fácil e barata para quem não quer investir em tratamentos caros.
Para usar é bem simples. Você pode aplicar o produto puro com o auxílio de um algodão no local onde fica a mancha e deixar secar bem. Outro modo de uso é misturar clara de ovo e leite de magnésia em proporções iguais e aplicar a máscara caseira na pele
Tanto o magnésio quanto o ovo têm propriedades que ajudam a clarear e deixar a pele mais lisa. Lembre-se de enxaguar bem quando a máscara secar e evite se expor ao sol sem proteção logo depois. Por isso é indicado usar a máscara a noite, antes de dormir.
Para diminuir oleosidade
O hidróxido de magnésio é uma substância adstringente. Isso é, ele ajuda a diminuir a oleosidade da pele. Por isso é bastante usado para tratar cravos e espinhas e também para fazer com que a maquiagem dure mais tempo.
Para este fim existem dois modos de uso. O primeiro é para diminuir a oleosidade e fazer com que a maquiagem dure mais. Para isso basta fazer uma mistura do leite de magnésia com a mesma quantidade de água.
Você pode fazer isso e guardar em uma borrifador ou pote de vidro. Para usar é só umedecer um algodão e passar por todo o rosto. Espere a pele secar bem antes de passar qualquer outro produto e não se esqueça de usar o protetor solar.
A outra forma de uso é para quem sofre com as famigeradas espinhas. Caso as erupções estejam visíveis você pode passar o leite de magnésia puro sobre elas durante a noite. No outro dia lave bem o rosto e aplique um protetor solar para evitar manchas.
O hidróxido de magnésio serve para secar as erupções e controlar a produção de sebo, visto que é um material adstringente. Ele serve também para conter a infecção, pois impede a proliferação das bactérias que vivem na pele.
Para controlar a transpiração
Você sofre com o excesso de transpiração ou conhece alguém com o problema? Se sim, sabe que a maioria dos desodorantes do mercado não conseguem entregar tudo o que prometem.
Para resolver este problema você pode usar o leite de magnésia. Ele pode ser usado como um substituto dos desodorantes comuns e é extremamente eficiente no controle do suor e do mau odor que ele causa.
Para este fim, basta aplicar o leite de magnésia com a ajuda de um algodão ou gaze sobre a superfície. Ele pode ser aplicado tranquilamente tanto na pele das axilas quanto nos pés, já que ajuda a prevenir o desagradável chulé.
Há riscos de quando secar o material manchar um pouco as roupas, mas não se preocupado pois elas saem com as lavagens. Contudo, caso isso incomode, passe o hidróxido de magnésio diluído com um pouco de água e isso será o suficiente para controlar a transpiração e evitar manchas.
Existem contraindicações para o uso?
Sim, como a maioria dos produtos químicos existem alguns avisos e contraindicações para o uso. No caso do leite de magnésia o uso não é aconselhável para quem tem pele seca.
Isso acontece porque ele é uma substância altamente adstringente e pode ressecar ainda mais a região. Outro ponto importante é que mesmo tendo a pele muito oleosa não se deve passar o hidróxido de magnésio demais, já que a pele pode entender que algo está errado e produzir ainda mais oleosidade.
Pessoas que estejam com espinhas muito infeccionadas também devem evitar o uso. Isso porque a pele é um material ácido e quando ela está mais sensível há chances de lesões com o uso de um material alcalino, como o leite de magnésia.
Por fim o mais importante. Nunca use o leite de magnésia na pele e se exponha ao sol sem proteção contra os raios solares. Dessa forma se protege a pele de manchas e queimaduras solares, que podem ser graves.
Por isso, o ideal é fazer uso da substância durante a noite e sempre lembrar de usar o protetor solar.
Cuidados que se deve ter com a pele
O leite de magnésia pode ser de grande ajuda para quem tem manchas ou pele muito oleosa, mas é sempre importante lembrar que ele não é um produto específico para ser usado na pele e, mesmo sendo raro, existem os casos de reações adversas.
Portanto, observe bem as reações do seu corpo ao usar e sempre tome os cuidado para não se expor ao sol ou aplicar sobre a pele ressecada. Caso sinta qualquer sintoma, como coceira ou manchas avermelhadas, suspenda o uso e procure um médico.
https://www.beneficiosnaturais.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário