A pele é um indicador visível de saúde e bem-estar.
Dietas pobres, falta de nutrientes ou líquido, alergias ou inflamações podem se transformar em manchas, eczemas, falta de brilho ou envelhecimento precoce
Antes de recorrer aos cremes e tratamentos dermatológicos para melhorar a aparência da pele, pode ser bom dar uma passada na feira. Uma alimentação equilibrada, rica em citrinos, antioxidantes, fibras, vitaminas e sais minerais é fundamental para a saúde das células e tecidos. Eles são os principais responsáveis pela maciez e o brilho natural da pele. Ao modificar a alimentação, os resultados aparecem rapidamente.
Dicas para Melhorar a Dieta
- Coma comida de verdade. Faça você mesma a sua comida. Só o fato de comprar os ingredientes e fazer em casa a própria comida, já é muita vantagem. Dessa maneira você evita alimentos processados que contém muita gordura hidrogenada, sal e açúcar (além de aromatizantes, acidulantes e conservantes).
- Evite açúcar e carboidratos refinados em excesso. Esses alimentos causam uma produção exagerada de insulina, causando acne e oleosidade na pele.
- Beba água. Beber água na quantidade adequada limpa a pele e auxilia o corpo a se livrar das toxinas. Também ajuda a manter a pele macia e hidratada.
- Óleos ricos em Ômega. São ótimos para pele. Mantenha a pele bonita e saudável incluindo gorduras saudáveis na dieta. Essas gorduras (principalmente o ômega 3) também possuem efeito anti-inflamatório, importante para uma pele limpa.
- Coma orgânicos. Com menos resíduos e pesticidas, os alimentos orgânicos são mais saudáveis, pois contém maior quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes.
- Suplementação de vitaminas e minerais. Nem sempre conseguimos todos esses nutrientes em quantidades adequadas só com alimentação. Inclua mais vitamina A,B, C D e E, minerais como selênio, silício e principalmente o zinco, que é essencial para uma pele saudável.
Complemente uma dieta balanceada com esses superalimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Conheça alguns dos melhores alimentos para ter uma pele bonita e saudável.
Abacate
O abacate é rico em ácidos graxos que ajudam a conservar a umidade na camada epidérmica, mantendo-a suave. Também é fonte de ácido oleico, relacionado à regeneração de células danificadas e a redução da inflamação, vermelhidão facial e irritação.
Castanha de Caju
Contém altos níveis de proteínas para reparação e é uma boa fonte de minerais como ferro e zinco, que ajudam a curar a pele.
Goji Berry
A goji ajuda a regenerar a pele pois é rica em antioxidantes e contém vitaminas A, C e E. Incluir a goji na alimentação pode nutrir a pele de dentro para fora e protegê-la da inflamação.
Amêndoa
É rica em vitamina E, nutriente antioxidante que melhora a condição e a aparência da pele. Inclua as amêndoas todos os dias, ou opte pelo leite vegetal de amêndoas.
Castanha do Pará
Assim como outras castanhas, a castanha do pará é boa fonte de zinco e também contém selênio, que fortalece a imunidade e ajuda a curar feridas e a pele em geral.
Linhaça
A linhaça contém os ácidos graxos anti-inflamatórios necessários para manter a pele saudável e limpa. O óleo é particularmente útil para reduzir problemas cutâneos que envolvem inflamação como eczemas e acne.
Maçã
A maçã fresca e orgânica contém vitaminas A e C, boas para curar a pele e aumentar o colágeno. O composto pectina ajuda a balancear o açúcar no sangue e incentiva a eliminação de toxinas, mantendo a pele limpa.
Morango
O morango contém ácido elágico, um antioxidante poderoso que previne a destruição do colágeno ao inibir a ação de uma determinada enzima. A falta de colágeno é uma das maiores causas do surgimento das rugas e da flacidez da pele. Contém vitamina C e é capaz de reduzir a oleosidade, nutrir e revitalizar a pele.https://belezaesaude.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário