Quando chega o friozinho, quem sofre é a nossa pele. Ela fica irritada, descama, coça e pode até rachar. A pele desidratada é uma condição muito frequente no inverno. Essa desidratação inclui desidratação epidérmica (na camada mais superficial da pele), dérmica (na camada que sustenta a epiderme) ou ambas — o que causa um desconforto principalmente em peles sensíveis e maduras.
No inverno, o que resseca nossa pele são principalmente os fatores externos: sol, vento, tempo seco, poluição e fumo. A nossa pele fica com aparência áspera, seca, sem brilho e com pouca elasticidade. Para melhorar essa condição, normalmente é preciso combinar procedimentos estéticos, alimentação saudável e os cuidados com cosméticos corretos.
Por que a pele coça mais no inverno?
O motivo é simples: ela está mais seca. Essa coceira significa que a barreira de proteção está comprometida, deixando a pele mais susceptível a infecções. Portanto, quem já tem tendência a alergia deve aumentar o cuidado, pois a pele fica ainda mais sensível e propensa às alergias.
Dentre as causas da pele seca estão a pouca atividade das glândulas sebáceas, condições ambientais que favorecem o ressecamento da pele, além do envelhecimento natural.
A pele seca sempre tem mais tendência a se descamar; está também mais propensa a ter rugas e linhas de expressão mais rapidamente.
Devido à incapacidade de reter umidade, bem como a insuficiente produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a pele seca muitas vezes tem vários problemas em tempo de frio, ar seco e sol em excesso, pois tende a rachar com muita facilidade.
Pele Seca: Cuidados com o Rosto
Limpeza do Rosto
Na hora da limpeza, jamais use sabonetes comuns, pois vão ressecar ainda mais a pele. Utilize sabonetes hidratantes com óleos, específicos para pele seca. Depois de passar o demaquilante e lavar o rosto com um sabonete ou produto de limpeza específico, a pele tende a ficar levemente ácida. É aí que entra o tônico facial. Ele ajuda equilibrar o pH da pele e remover qualquer restinho dos produtos usados anteriormente. Também acalma a pele e alguns podem até hidratar. Na hora de tonificar, use tônicos para pele seca; não use loções a base de álcool ou adstringente.
Hidratação do Rosto
Para hidratar o rosto, use e abuse de hidratantes na forma de cremes. O creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células. Aproveite a hora de dormir para hidratar sua pele com cremes de tratamento noturno: eles agem enquanto você descansa.
Não se esqueça do protetor solar diariamente para ajudar do desaceleramento do aparecimento das rugas, já que a pele seca tem mais tendência. Opte por hidratantes com proteção solar. A pele do rosto, quando está seca, fica com uma aparência opaca, áspera, com textura fina e sensível. O ressecamento também contribui para o envelhecimento precoce, aparência de vermelhidão e coceira.
Se o creme hidratante sozinho não resolver o problema da secura, acrescente no seu creme algumas gotinhas de óleos que ajudam na hidratação e regeneração da pele; os melhores são: óleo de rosa mosqueta, óleo de abacate, óleo de argan e óleo de coco.
Pele Seca: Cuidados com o Corpo
Limpeza do Corpo
A maioria dos sabonetes para o corpo têm como ação desengordurar a pele (até mesmo os sabonetes neutros). Eles ressecam a pele, pois retiram a camada de gordura que tem função protetora. Por isso, use sabonetes bem hidratantes. Opte pelo sabonete líquido, que tende a ser mais delicado e com pH mais equilibrado, ou por sabonetes que contenham no rótulo a palavra “hidratante”. Esses sabonetes possuem baixíssima concentração de detergente. Outra opção é usar hidratantes de banho e óleos corporais.
Hidratação do Corpo
Os cremes hidratantes também funcionam bem, e são até mais completos: além de evitar a perda de água entre as camadas da pele, ainda possuem microestruturas químicas que levam água aos tecidos, hidratando a pele de dentro pra fora. Para as partes mais ressecadas do corpo como pernas, joelhos e cotovelos, é recomendado usar óleo vegetal. Os melhores para a função de hidratação são: óleo de semente de uva, amêndoas e calêndula.
Você pode escolher o que mais te ajuda a seu gosto e sua necessidade. O importante mesmo é não deixar de passar um produto hidratante em todo o seu corpo, ou rosto para evitar aquela sensação péssima de aspereza. Ah! E não se esqueça de tomar bastante líquido por dia, nessa época, os chás são excelentes opções. Assim, com o corpo hidratado, também evita-se que a pele resseque. A desidratação da pele também é um grande fator para o envelhecimento… por isso, cuide-se!https://belezaesaude.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário