Na hora de adoçar uma comida e bebida, as pessoas optam pelo adoçante ou açúcar por acreditarem que um dos dois ingredientes é mais saudável que o outro. Mas será que é assim que funciona?
A nutricionista Marcia Daskal explica que o adoçante e o açúcar, apesar de terem a mesma finalidade, são substâncias diferentes.
A sacarose, o “açúcar de mesa”, é um carboidrato simples. composto por frutose e glicose, natural da cana-de-açúcar ou de outros vegetais. O adoçante é uma substância não calórica com poder de dulçor superior ao do açúcar e por isso é utilizado em pequenas dosagens.
O adoçante é um ingrediente visto por muitas pessoas como algo mais saudável que o açúcar, mas isso ainda não é algo cientificamente comprovado.
Os edulcorantes substituem a sacarose com o objetivo de reduzir o valor calórico dos alimentos e bebidas, mas isso não quer dizer que o alimento se torna algo necessariamente light. Existem produtos que têm uma grande quantidade de gordura na formulação.
A ausência do açúcar não transforma a alimentação em algo mais saudável. O que importa é a forma e a quantidade com que o ingrediente é consumido. “Se o indivíduo, além da obesidade, tem diabetes por exemplo, pode ser estratégia do nutricionista ou médico que o acompanha optar pelo adoçante na maioria das vezes”, destaca Marcia Daskal.
Açúcar e adoçante para quem pratica exercícios físicos
O uso do açúcar e adoçante para quem pratica exercícios também é algo que gera muitos questionamentos. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia no âmbito da Campanha Doce Equilíbrio, 73% da população que consome açúcar e pratica atividades físicas está com o peso adequado.
O consumo de açúcar ou adoçante na vida de quem se exercita regularmente depende muito do contexto. O endocrinologista Maurício Mancini afirma: “Para o atleta, o uso de açúcar e glicose pode ser necessário, dependendo do tipo, duração e intensidade da atividade física”.
O mais adequado é ingerir um carboidrato simples antes dos exercícios, pois isso irá dar energia para fazer as atividades. “Sendo assim, uma fruta ou um pão com geleia são boas opções. Para depois da atividade, recomenda-se ingerir um carboidrato e uma proteína, a última ajudará na construção dos músculos. Não há uma regra certa, mas é essencial se alimentar antes e depois do treino”, alerta o preparador físico, Marcio Atalla.
O que irá fazer seu estilo de vida ser saudável, não depende de um ingrediente isoladamente; isso é uma consequência de um conjunto de fatores que vão desde de uma alimentação balanceada à prática regular de atividades.http://beneficiosnaturais.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário